top of page

Refeições pascais para degustar em família

Entre brunches, almoços e jantares, são muitas as propostas gastronómicas que, de norte a sul do país, prometem reuniões familiares conviviais e (muito) divertidas. Apesar de o cabrito assado ser um dos pratos de eleição da Páscoa, não faltam, todavia, especialidades culinárias para todos os gostos.



São muitos os portugueses que aproveitam as celebrações pascais para reunir a família. A pandemia de covid-19 interrompeu um hábito que se vinha a transformar numa nova tradição, o de juntar todos os membros numa unidade hoteleira para viver a Páscoa com outro conforto e requinte. Agora que o surto viral vai desvanecendo na memória da maioria, multiplicam-se as opções e os programas. De norte a sul do país, há propostas para todos os gostos. O cabrito assado é um dos pratos mais oferecidos mas existem outras sugestões.


Brunch com chocolates


Para todos os que procuram um almoço pascal especial num registo diferente e relaxadamente sofisticado, o Tenro by Digby, restaurante localizado no luxuoso hotel Torel Avantgarde, no Porto, tem a sugestão perfeita. Um brunch (muito) completo que inclui pratos de polvo e o cabrito, para além dos habituais doces tradicionais pascais e de uma dose imperdível de chocolates. Para acompanhar as iguarias requintadas, há sumos e coquetéis e uma fabulosa vista sobre o rio Douro que promete surpreender toda a família.


Especialidades gastronómicas


Recarregar baterias numa escapada ao Vale do Douro é o que propõe o Lamego Hotel & Life, a antiga quinta de um comendador hoje convertida numa unidade hoteleira elegante e atrativa. O restaurante O Comendador propõe uma carta inspirada nas viagens do antigo fundador da propriedade, com tataki de salmão com puré de abacaxi e cebola-roxa macerada, arroz caldoso de camarão com amêijoa e mexilhão, cabrito tradicional assado com batata assada, arroz de enchidos e grelos ao alho e pavlova de maracujá com avelãs.


Menu de degustação


Em Marialva, belíssima aldeia histórica beirã, há um refúgio idílico que é um autêntico convite à vivência em plena natureza. Este ano, o programa pascal das Casas do Côro, unidade hoteleira que integra a rede Small Portuguese Hotels, é um perfeito regalo. Para além de um presente à chegada, inclui duas noites de alojamento, um maravilhoso pequeno-almoço, a visita ao Castelo de Marialva, um jantar com um menu de degustação inesquecível e ainda o tradicional almoço de Páscoa, com as iguarias típicas da região.


Almoço com show cooking


Para reunir a família no domingo de Páscoa, o Restaurante Grill D. Fernando, no Altis Grand Hotel, em Lisboa, preparou um almoço bufete bem português. Para além de sopa de cação, esta unidade hoteleira propõe cabrito assado, polvo à lagareiro e um show cooking de risoto negro com lula, lima e coentros. Os mais gulosos podem contar com arroz-doce, farófias e sericaia. Para animar os mais novos, haverá pintura de ovos e postais e coloração de desenhos, tatuagens com purpurinas, um workshop de pastelaria e uma caça ao ovo.


Confeções em forno de lenha


Para esta Páscoa, o chef Alexandre Silva propõe um prato bem tradicional. No almoço do domingo, o restaurante Fogo, em Lisboa, vai servir borrego assado em forno de lenha com arroz de forno. Uma oportunidade única para recordar os sabores das aldeias de antigamente numa viagem gastronómica às memórias do passado. Além deste prato, podem ser saboreadas outras sugestões, como a rillette de porco e a gamba-branca algarvia na brasa. A sericaia no forno a lenha com maçã é uma sobremesa imperdível.


Raízes revisitadas


O Suba, o restaurante do hotel Verride Palácio Santa Catarina, em Lisboa, sugere um menu de degustação original para o almoço de Páscoa que alia a tradição à inovação, aos sabores e à técnica, complementando-os com a melhor vista sobre a cidade, para um momento único num dia especial. Com seis momentos, revisita as raízes do chef Fábio Alves e, para além do tradicional e delicioso folar de Valpaços, terra natal do cozinheiro, inclui borrego, cabrito, marisco e o típico pão-de-ló para a sobremesa, sempre harmonizados com vinhos.


Bufete tradicional


O MS Aparthotel, em Linda-a-Velha, também aposta num almoço bufete repleto de iguarias para todos os gostos para assinalar a data. Para além de uma proposta gastronómica de raiz portuguesa que recria o receituário tradicional com um toque de contemporaneidade e elegância, a (re)descobrir no restaurante, que tem uma vista sedutora para a piscina e para o jardim, esta unidade hoteleira nos arredores da capital desafia todos os que a elegerem a prolongar a tarde nos aprazíveis espaços exteriores, perfeitos para famílias com crianças.


Convívio sem pressas


Em Cascais, há um almoço bufete especialmente criado para juntar a família à mesa, sem pressas, com o mar como pano de fundo e muita boa disposição. Rosbife com roquefort, maçã e picles, salada de polvo com pimentos e batata-doce, terrina de foie gras com geleia de vinho da Madeira, cabrito assado com tomilho, estufado de castanhas com cogumelos shitake e pancetta, arroz de especiarias e frutos secos e bacalhau confitado com crosta de salsa são algumas das (muitas) iguarias propostas pelo Grande Real Villa Itália Hotel & Spa.


Tradição alentejana


Em Mourão, no Alentejo, o restaurante do Herdade dos Delgados Nature Hotel & Spa, sob a batuta de mestre do chef Ricardo Delgado, apresenta um conceito gastronómico inspirado na cozinha tradicional alentejana. Para esta Páscoa, desenvolveu um programa especial que inclui um almoço tradicional de provar e babar por mais. Válido de 6 a 10 de abril, é a escolha perfeita para uma relaxante escapada com vista para barragem do Alqueva, para a poética planície e para um dos pedaços de céu mais estrelados do mundo.


Sabores irresistíveis


No hotel Epic Sana Algarve, em Albufeira, com uma localização privilegiada que oferece uma deslumbrante vista para a praia da Falésia, a época festiva começa no sábado com um brunch e prolonga-se até domingo de manhã com uma divertida caça ao ovo. Ostras ao natural, camarão cozido com flor de sal, creme de legumes biológicos perfumado com azeite de tomilho, salmão com molho de citrinos e crumble de amêndoas e o tradicional cabrito assado são algumas das muitas propostas gastronómicas incluídas nesta refeição.


Iguarias insulares


No Royal Savoy, no Funchal, na ilha da Madeira, esta quadra pascal vai ser vivida à grande. Para além de um coquetel especial disponível em todos os bares do hotel e de um workshop de mixologia, está a ser preparado um almoço de domingo de Páscoa repleto de iguarias. Bacalhau com puré de batata-doce e anis, couve-romanesca salteada, tomate confitado e frutti del cappero e estufado irlandês com puré de batata e legumes

da primavera são os pratos principais. À noite, há um jantar bufete que também vale a pena.

Comments


bottom of page