Deve o nome à bailarina russa Anna Pavlova, que viveu entre 1881 e 1931. Muito fácil de confecionar, esta é uma sobremesa que alia o sabor natural da fruta fresca a uma preparação gastronómica que foi idealizada para satisfazer os apetites mais gulosos. E se fizesse uma ainda esta semana?
Nascida a 12 de fevereiro de 1881 no seio de uma família com poucos rendimentos de São Pertersburgo, na Rússia, ainda não tinha nove anos quando assistiu a um espetáculo de bailado que lhe mudaria a vida. Depois de estudar dança, Anna Pavlova conseguiu entrar para o corpo de bailarinos do Teatro Mariinski. O protagonismo que ganha leva-a a ser convidada para atuar internacionalmente a partir de 1908. Considerada por muitos a melhor executante de balé clássico do mundo, foi fonte de inspiração de uma receita intemporal.
Ingredientes
4 claras de ovo
200 gr de açúcar
80 gr de farinha maizena
200 ml de natas
50 gr de açúcar baunilhado em pó
2 gotas de essência de baunilha líquida
180 gr de morangos
60 gr de mirtilos
40 gr de amêndoas
8 folhas de hortelã
Preparação
1. Ligue o forno a 120º C. Bata as claras em castelo. Quando começarem a ganhar volume, junte a farinha maizena pouco a pouco e, por fim, o açúcar. Bata energicamente até obter a consistência de merengue.
2. Transfira o preparado de claras para um papel vegetal previamente untado de manteiga e molde um círculo ligeiramente achatado. Leve ao forno durante cerca de 80 minutos.
3. Retire o suspiro do forno e deixe-o arrefecer completamente, idealmente ao ar livre, num local fresco e resguardado.
4. Bata as natas. Junte o açúcar baunilhado e a essência de baunilha e continue a bater até obter um chantili homogéneo.
5. Distribua uniformemente o chantili pela superfície de suspiro e reserve-a em local seco e fresco. Lave os morangos, remova-lhes os pedúnculos e corte-os em quartos. Lave os mirtilos.
6. Decore a pavlova com os morangos, os mirtilos, as amêndoas e as folhas de hortelã. Sirva de imediato.
Sugestões
Em vez de morangos, pode usar framboesas, amoras, figos ou pedaços de abacaxi e/ou meloa na confeção desta receita, indicada para quatro doses. Se gosta de sobremesas mais doces, polvilhe a pavlova com açúcar de pasteleiro ou até mesmo com um pouco de canela no momento de servir.
Comments