É uma das confeções gastronómicas mais consensuais em qualquer parte do planeta. Este assemelha-se ao brownie mas difere no gosto e na textura. Pode saboreá-lo tal como sai do forno ou usar as sugestões que de seguida lhe apresentamos para reinventar esta receita, tornando-a ainda mais deliciosa.
É o bolo de chocolate mais fácil e rápido de confecionar. Embora se assemelhe a um brownie, é diferente. No paladar e na textura. Ao prepará-lo, pode deixá-lo mais ou menos esponjoso, conforme o tempo de forno que lhe der. Independentemente da decisão que tomar, experimente deixá-lo um pouco cru por dentro para que no dia seguinte não esteja muito seco. Os mais pequenos não vão conseguir parar de comer e os maiores também vão ter dificuldades em ficar-se por um único quadrado. Vai uma aposta?
Ingredientes
10 bolachas Maria
250 gr de nozes
5 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de água
1 tablete de chocolate preto
100 gr de manteiga
Preparação
1. Triture as bolachas e reserve para uso posterior. Pique as nozes, reduza-as a farinha e reserve para depois. Separe as gemas das claras.
2. Numa taça, junte as gemas e o açúcar e bata até conseguir uma mistura ligeiramente esbranquiçada. Reserve.
3. Leve um pequeno tacho ao lume com a água e o chocolate partido em pedaços. Deixe derreter em lume brando. Bata as claras em castelo e reserve. Ligue o forno a 180º C.
4. Verta o chocolate derretido numa taça. Adicione as bolachas trituradas, as nozes desfeitas e o preparado das gemas, envolvendo suavemente.
5. Junte as claras em castelo ao preparado anterior, incorporando-as suavemente para que não liquidifiquem.
6. Unte uma forma retangular com manteiga. Encha-a com o preparado do bolo e leve ao forno durante cerca de minutos. Para comprovar se está no ponto de cozedura pretendido, introduza um palito. Se o pedaço de madeira sair limpo, estará pronto.
7. Depois de cozido, desenforme o bolo e deixe-o arrefecer completamente. Sirva em fatias quadradas.
Sugestões
Pode servir este bolo, polvilhado com açúcar glaceado. Se estiver muito cozido, corte-o ao meio e recheie-o com doce de morango. Pode também dar-lhe um toque especial, acompanhando-o com natas batidas. Para um remate mais chocolateiro, cubra-o com um glacê de chocolate. Para isso, misture 150 gramas de chocolate preto derretido com 50 gramas de manteiga, duas colheres de sopa de natas e uma de água. Quando estiver morno, espalhe-o por cima do bolo e enfeite-o com morangos e/ou folhas de hortelã.
Comentarios