O restaurante de Belém da cadeia de restauração norte-americana foi o escolhido para uma experiência inovadora na Península Ibérica. Até dia 4 de dezembro, não é servido qualquer produto de origem animal. "Se a procura o justificar, manteremos o conceito", garante o responsável ibérico da empresa.
Até dia 4 de dezembro, no restaurante da Burger King em Belém, uma das zonas mais turísticas de Lisboa, não é possível encontrar qualquer produto de origem animal. Em parceria com a empresa The Vegetarian Butcher, foi desenvolvida uma oferta exclusivamente vegana, a base de um novo conceito que, depois da Áustria e do Reino Unido, chega agora à Península Ibérica. A capital portuguesa foi a cidade de eleição para o lançamento desta nova revolução.
"É a primeira vez que a Burger King estreia algo totalmente inovador em Portugal. É algo simbólico mas, para nós, é muito importante. Fomos os primeiros em 2019 a lançar propostas vegetarianas de uma forma muito ousada, praticamente em toda a Europa ao mesmo tempo. Esta é a segunda fase desta grande inovação. Estamos a tentar democratizar este tipo de produtos", orgulha-se Jorge Carvalho, diretor-geral da Burger King em Portugal e Espanha.
Para a abertura do primeiro restaurante 100% vegano na Península Ibérica, o espaço foi redecorado. A fachada foi adornada com plantas e o interior foi convertido num reino vegetal, com a instalação de um jardim tropical e a colocação de trepadeiras a envolver corrimões e luzes do teto. A maior transformação aconteceu, no entanto, na cozinha. Para evitar qualquer tipo de contaminação, foram removidos todos os ingredientes de origem animal que existiam em stock.
"O queijo e o bacon que usamos são veganos. A maionese também é uma maionese especial", esclarece o executivo. Para além do (já) icónico Whopper Vegetal, os consumidores podem saborear o Big King Vegetal, o Long Vegetal e os nuggets vegetais da marca. Mas têm de se apressar. "A permanência vai depender da procura. Se se justificar, manteremos o conceito. Seria uma feliz surpresa", assume Jorge Carvalho. Atualmente, o peso destes produtos (ainda) é pequeno.
"Aproxima-se rapidamente dos 10% mas temos estudos que nos dizem que 45% dos inquiridos já pondera substituir pontualmente a proteína animal por proteína vegetal", sublinha, todavia, o responsável. Independentemente do balanço final da experiência, os restaurantes da cadeia vão continuar a servir as propostas vegetarianas que integram os atuais menus. "Correndo bem, gostaria de replicar esta experiência em Espanha", confidencia o executivo.
"Também gostaria de a testar noutra cidade nacional. Não nos podemos ficar apenas por Lisboa", refere. Até 2025, a Burger King vai investir 50 milhões de euros em Portugal para aumentar a rede de estabelecimentos. A ideia é chegar aos 200 restaurantes. Neste momento, já soma 169. O mais novo acaba de abrir em Guimarães. É o décimo-terceiro no distrito de Braga. Em Leiria, já são sete e, no novo, está a ser testado um sistema de pedidos exclusivamente digital.
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