Kérastase usa IA para analisar cabelo
- Luis Batista Gonçalves
- 12 de fev.
- 2 min de leitura
K-Scan, já disponível em Portugal, é uma inovadora ferramenta de diagnóstico capilar e do couro cabeludo potenciada por inteligência artificial. Além de avaliar a oleosidade e densidade capilar, deteta irritações e vermelhidão e identifica caspa e indicadores do microbioma do couro cabeludo.

A Kérastase acaba de lançar o K-Scan, um dispositivo eletrónico que recorre à inteligência artificial (IA) para fazer diagnósticos capilares. Disponível em salões de cabeleireiro em mais de 60 países, já está a ser utilizada em Portugal e recorre a três tipos de luzes para fazer análises que permitem depois aos profissionais apresentar soluções personalizadas adaptadas às necessidades de cada cliente.
A luz branca é usada para avaliar a oleosidade e densidade capilar, a luz polarizada cruzada deteta irritações e vermelhidão e a luz ultravioleta (UV) identifica a caspa e analisa os indicadores do microbioma do couro cabeludo. Treinada com um banco de dados com mais de 12.000 imagens, oferece um diagnóstico preciso e uma compreensão profunda da saúde do couro cabeludo e do cabelo.

A capacidade de prever a queda de cabelo é uma das vantagens do o K-Scan. Através da análise da densidade capilar, da diversidade do diâmetro do cabelo, da existência de poros obstruídos e de outras métricas, a ferramenta gera um índice de risco de queda. A funcionalidade permite aos cabeleireiros oferecer recomendações preventivas e tratamentos direcionados, maximizando os resultados.
"Para além de ter uma navegação intuitiva, o K-Scan sugere automaticamente os melhores produtos e tratamentos capilares profissionais, proporcionando uma experiência ultrapersonalizada. Os cabeleireiros podem criar rotinas de cuidado capilar em casa e no salão, enquanto os clientes adquirem uma compreensão aprofundada da saúde do seu cabelo", informa a Kérastase em comunicado de imprensa.

Comments