top of page

Informação dos rótulos influencia decisão de compra

A maioria dos portugueses assume prestar atenção aos dados fornecidos pelas marcas, ainda que muitos tenham dificuldade em conseguir lê-los. Uma pequena minoria não o faz porque não confia nos valores que as empresas apresentam, revela ainda um novo inquérito da Deco Proteste.



A informação que consta nos rótulos influencia a decisão de compra, garante o estudo "O que diz a embalagem", levado a cabo pela Deco Proteste, organização de defesa do consumidor portuguesa. "De acordo com os dados obtidos, 75% dos inquiridos reconhece, por exemplo, a utilidade da informação nutricional, sendo que 61% admite que os ajuda na sua decisão de compra", sublinha este organismo em comunicado. Apesar de 85% garantirem que procuram informar-se atempadamente, nem todos têm essa preocupação.


"Os resultados revelam que 15% dos consumidores não despende tempo para os ler. As principais razões prendem-se pelo tamanho diminuto da letra [dos rótulos das embalagens], a compreensão e extensão da informação ou a inexistência de interesse. 5% simplesmente não confia na informação apresentada no rótulo", alerta. "27% refere ter dificuldades em compreender a informação", refere ainda o documento. Prazo de validade, lista de ingredientes, informação nutricional e instruções de utilização são aspetos mais valorizados.


O país e a região de origem também suscitam interesse. Nos rótulos das embalagens alimentares, as maiores preocupam-se prendem-se com a aquisição de produtos "sem açúcar adicionado, [com] baixo teor de sal, baixo teor de gorduras saturadas e zero ou baixas calorias. A este top de alegações somam-se outras quatro informações decisivas, [se o produto é] rico em vitaminas, natural, rico em fibras e/ou sem sal", revela a Deco Proteste. Realizado em simultâneo em quatro países europeus, o estudo inquiriu 758 voluntários.


"Os rótulos dos alimentos são uma importante fonte de informação que permite ao consumidor realizar compras informadas, mais conscientes, adequadas às suas necessidades nutricionais e condições de saúde, sem esquecer o combate ao desperdício alimentar. É fundamental saber ler e interpretar os rótulos dos alimentos. A sua leitura atenta possibilita conhecer a composição dos alimentos e, desta forma, realizar as melhores escolhas", assegura Rita Rodrigues, diretora de comunicação e relações institucionais da organização.

Comentários


bottom of page