Até ao fim do próximo ano, o popular emirado dos Emirados Árabes Unidos, um destino turístico que tem vindo a atrair um crescente número de visitantes portugueses, conta quintuplicar o número de zonas balneares. Em vez dos atuais 21 quilómetros, passarão a ser 105. E haverão mais mudanças.
O Dubai vai aumentar de 21 para 105 quilómetros a extensão de praias públicas no emirado até 2024, um aumento acima dos 500%. Os serviços oferecidos aos banhistas nos novos areais também vão crescer 300% até 2025. Aprovado pelo xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante do popular emirado, o Plano Diretor do Dubai para Praias Públicas, que integra o Plano Diretor Urbano Dubai 2040, prevê a abertura de novas praias e a modernização das atuais.
"Empenhado em garantir os mais elevados padrões de excelência no desenvolvimento urbano, o emirado dá assim prioridade à melhoria da qualidade de vida aos cidadãos, residentes e visitantes", informa o Departamento de Economia e Turismo do Dubai em comunicado de imprensa. "Lançámos o nosso primeiro plano urbano em 1960. O desenvolvimento é uma viagem ininterrupta no Dubai, que continuará a oferecer os melhores padrões de vida para indivíduos e famílias", promete ainda o governante.
A primeira fase do plano de modernização inclui o desenvolvimento da praia pública de Jebel Ali, que será transformada numa atração de ecoturismo. "Nela, serão plantados vários manguezais para aumentar a proteção contra a erosão e preservar os habitats marinhos. Além de pistas para ciclistas e peões, instalações para desportos aquáticos, repouso e lazer, entre outras facilidades, vão ser criados recintos para tartarugas para proteção das mesmas, de forma a salvar e reabilitar espécies de tartarugas", refere ainda o documento.
A intenção é, depois, devolvê-las ao seu habitat natural. Mas as novidades anunciadas não se ficam por aqui. "Outro dos projetos previstos no plano é tornar as praias públicas inclusivas, ao providenciar resposta às necessidades das pessoas de mobilidade reduzida, garantindo-lhe acesso facilitado a todas as praias públicas e às instalações de natação", informa o Departamento de Economia e Turismo do Dubai. Em 2022, o emirado foi visitado por 14,3 milhões de turistas estrangeiros, quase o sobro face a 2021, com 7,2.
Comments