A água, como saberá certamente, é um dos elementos vitais da beleza e da saúde da derme, garantindo uma hidratação que nutre, reforça e protege a barreira cutânea. Saiba que ingredientes alimentares deve procurar consumir mais para potenciar a sua beleza natural no quotidiano.
A água é um dos elementos vitais da beleza e da saúde da epiderme, garantindo uma hidratação que a protege. Uma pele seca, além de ficar mais baça, envelhece mais rapidamente, mas isso não será seguramente uma novidade para si. O que pode desconhecer é o poder de alguns dos ingredientes alimentares mais comuns que lhe apresentamos de seguida, que deve passar a consumir mais. Estes são 10 dos alimentos que, para além da água, deve ingerir para potenciar a sua beleza natural e travar o envelhecimento.
1. Laranja
Compostas por 88% de água, as laranjas são ricas em vitamina C e em antioxidantes e sais minerais essenciais. Esta fruta cítrica, que pode ingerir ao natural, em sumo ou em rodelas nas saladas, ajuda ainda a regular a tensão arterial e a temperatura corporal. As biológicas são as melhores. No caso de as consumir em sumo, este deve ser feito na hora para não perder a vitamina C, que oxida.
2. Alface
Baixa em calorias e rica em fibras, a alface, a rainha das saladas nacionais, melhora a função digestiva, purifica os rins e o fígado e ainda fornece 92% de água. Muitos nutricionistas recomendam a sua ingestão em sopas e em batidos e sumos de fruta naturais.
3. Tomate
Antioxidante por excelência, o tomate, uma fruta que muitos tomam por um legume, é outro dos alimentos a privilegiar. Cerca de 94% da sua constituição é água. Além das saladas, pode consumi-lo na sopa. Se for confecionado a quente, o aumento da temperatura liberta licopeno, uma substância natural que também defende os homens do cancro da próstata.
4. Ovo
Os ovos contêm 74% de água, além de proteínas, fósforo e ferro. O maior aporte hídrico é fornecido pela clara. Ao contrário do que muitos julgam, podem ingerir-se vários ovos por semana, como aconselham inúmeros nutricionistas um pouco por todo o mundo. A melhor forma de os ingerir é cozidos em água temperada de sal.
5. Gelatina
É uma das formas mais deliciosas de beber água sem ter a perceção imediata de que o está a fazer. Rica em proteínas e baixa em gordura, a gelatina é um preparado hidratante. 70% da sua composição é água. Prefira as variedades sem açúcar e sem gordura.
6. Chá
Compostos quase na sua totalidade por água, os chás e as infusões são uma das melhores formas de garantir o equilíbrio hídrico. O chá verde, o de camomila e o de hortelã são os melhores, garantem os entendidos. Tal como sucede com as frutas e os legumes, deve privilegiar os de produção biológica. Deve bebê-los sem açúcar.
7. Peixe
Algumas variedades de peixe, como a pescada, que é 75% composta por água, integram muitas vitaminas do complexo B, um grupo de substâncias que também combate o cansaço e a fadiga. O ómega-3 presente em peixes como o salmão, a sardinha, o atum, a sarda e a cavala também os inclui na lista de peixes aconselhados.
8. Melancia
Composta por 95% de água, a melancia é muito refrescante e ainda fornece fibras e vitaminas. Além de a ingerir em fatias, pode utilizá-la para fazer deliciosos sumos naturais. Pode juntar-lhes hortelã ou manjericão para lhes dar um aroma ainda mais fresco e sedutor.
9. Espinafre
Os espinafres, muito usados em sopas e em saladas, são ricos em hidratos de carbono e fibra, além de cálcio e potássio, que ajudam a regular a quantidade de líquidos presentes na epiderme. Cerca de 90% deste alimento é constituído por água. De acordo com a maioria dos nutricionistas, não há qualquer problema em adquiri-los congelados, mas deve sempre consumi-los cozinhados porque, quando crus, impedem a absorção de outros nutrientes.
10. Leite
A par da água e do chá, o leite é outra das bebidas a considerar. Em média, cerca de 87% deste produto é água, o que o torna muito hidratante e nutritivo. Pode combiná-lo com fruta para fazer batidos refrescantes e saciantes. Se é intolerante à lactose ou se não gosta de leite, pode recorrer a bebidas vegetais substitutas, desde que com pouca gordura e pouco açúcar.
Comments