top of page

Bioma renova gastronomia açoriana

O novo restaurante, localizado nas Lajes do Pico, na ilha do Pico, nos Açores, nasceu da paixão dos chefs Rafael Ávila Melo e Franco Pinilla. Suportado numa horta biológica e na pesca submarina, explora os peixes, os mariscos e as algas da região, aliando-os às ervas e aos temperos picoenses.



O picoense Rafael Ávila Melo e o argentino Franco Pinilla conheceram-se em 2019 durante um evento gastronómico. A empatia e a afinidade foram imediatas. Em 2022, numa visita à ilha do Pico, nos Açores, o sul-americano e o português perceberam que as Lages do Pico seriam o cenário perfeito para o restaurante que ambicionavam abrir. Em 2023, arregaçaram as mangas e, além de afinar o projeto, criaram uma horta biológica e aperfeiçoaram os conhecimentos de pesca submarina, com a intenção de obter os melhores ingredientes.


No verão passado, abrem o Bioma, um estabelecimento de restauração que renova a gastronomia açoriana com saberes e sabores tradicionais, agora revisitados com técnicas e empratamentos que modernizam paladares antigos. O restaurante apresenta três menus de degustação distintos, confecionados com ingredientes locais que vão variando consoante as épocas. Com cinco, nove ou uma dúzia de momentos, surpreendem pela sofisticação descontraída. Os preços variam entre os 50 e os 155 euros, sem harmonização vínica.


"Todos os pratos que apresentamos contam uma história, baseada na herança açoriana. O principal objetivo é valorizar o produto local e acrescentar valor ao património gastronómico dos Açores", esclarece Rafael Ávila Melo. "Já corremos o mundo, mas foi no Pico que quisemos materializar este nosso sonho. No Bioma, os clientes poderão usufruir de uma experiência gastronómica ímpar. Valorizamos diariamente os produtos mais frescos, cultivados nos solos vulcânicos do Pico, ricos em nutrientes", acrescenta Franco Pinilla.


As propostas gastronómicas dos chefs são complementadas por uma vasta seleção de vinhos, criteriosamente selecionados pela enóloga e sommelier Cátia Laranjo. Apesar da preferência dada a rótulos produzidas na ilha do Pico, a carta de bebidas inclui néctares de outras regiões vinícolas do país. Também disponível para eventos privados, o Bioma dispõe de uma boutique que comercializa produtos selecionados, elaborados pelos dois chefs, permitindo que os clientes possam levar para casa memórias dos sabores do restaurante.



Comentarios


bottom of page