A cantora americana, que ganhou fama quando era vocalista da banda feminina Go-Go's nas décadas de 1970 e 1980, não lança um álbum de originais em inglês desde 1996. Em 2023, sai um novo EP. A culpa é do filho, de uma das mais populares compositoras dos EUA e de um encontro casual num supermercado.
Fez furor nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Deu-se a conhecer ao mundo como vocalista da banda feminina Go-Go's. Em 1985, após a separação do grupo, Belinda Carlisle lançou-se numa carreira a solo. Em 1996, editou "A woman and a man", o último disco de originais em inglês. Nos anos seguintes, dedicar-se-ia quase só aos espetáculos ao vivo, a solo ou em concertos revivalistas, como o que em 2009 juntou no Pavilhão Atlântico cantores como Rick Astley, Kim Wilde e Nik Kershaw e e bandas como os ABC e os Curiosity Killed The Cat.
As exceções foram "Voila", o disco em francês que lançou em 2007 e "Wilder shores", uma compilação de cânticos siques, editado em 2017. Há uns meses, o filho, James Duke Mason, nascido em 1992, cruzou-se com Diane Warren no supermercado. A reputada compositora, que é responsável por alguns dos maiores sucessos de Celine Dion, Mariah Carey, Beyoncé, Aerosmith, Cher, Tina Turner, Lady Gaga, Belinda Carlisle, reconheceu-o e perguntou-lhe pela mãe. Minutos depois, estava a ligar-lhe a desafiá-la para gravar novos temas.
"Tenho êxitos para ti", garantiu. A intérprete de sucessos como "Heaven is a place on earth" e "Leave a light on", apanhada de surpresa, ainda vacilou mas acabou por ceder. O resultado é um EP, disponível no primeiro semestre de 2023. O primeiro single, "Big big love", é lançado já em fevereiro. "Isto é tudo muito estranho, porque estava a pensar reformar-me. Mas depois fui para estúdio e foi maravilhoso. Há, pelo menos, três singles no EP e são canções fantásticas", regozija-se a cantora norte-americana de 64 anos.
Para além dos novos temas originais em inglês, Belinda Carlisle passou também os últimos meses a gravar canções para a banda sonora do novo filme de Jane Fonda e Lily Tomlin. Dolly Parton, Debbie Harry, Gloria Estefan e Cyndi Lauper são outras das artistas femininas envolvidas no projeto. Em preparação está também um novo álbum. "Once upon a time in California" é o nome provisório do disco, que será produzido por Gabe Lopez. "Está praticamente tudo feito. Só me falta acabar as canções", revelou ainda em entrevista.
Commentaires