O sucesso das refeições natalícias, que figuram entre as mais importantes do ano para muitas famílias, não passa só pelas iguarias servidas. A forma como a mesa é posta também conta. Aposte na sofisticação. Descubra, de seguida, gestos a que pode recorrer para surpreender os seus familiares.
Não são só as crianças que vibram com esta quadra. É uma das épocas mais esperadas por muitos, de norte a sul do país. Época de convívio e de partilha, é uma altura para (re)ver familiares, amigos e até, nalguns casos, antigos vizinhos. O sucesso do jantar de Consoada e do almoço de Natal não passa só pelas iguarias servidas, que são habitualmente fartas, calóricas e (muito) saborosas, mas também pela forma como a mesa é posta. Por isso mesmo, evite estes cinco erros e surpreenda os seus convidados com requinte.
1. Afastar muitos os pratos da beira da mesa
Não os aproxime demasiado do rebordo. Estes recipientes devem ser colocados a cerca de 2,5 centímetros de distância da extremidade da mesa. Ao distribuí-los pela superfície, deve também evitar colocá-los na direção das pernas da mesa, o que tornaria esses lugares desconfortáveis.
2. Trocar a ordem dos talheres
A lógica é simples mas continua a ser muita a confusão. A ordem dos talheres obedece sempre à sequência em que os pratos são servidos. Sendo assim, os primeiros talheres a serem utilizados são os mais afastados do prato.
3. Confundir o lugar do prato do pão
Existe um lugar certo para o prato do pão, embora muitos desconheçam este facto. Por norma, deve ser sempre colocado no lado superior esquerdo do prato, acima do guardanapo.
4. Baralhar os copos
Distribuir os copos pela mesa também tem ciência. O copo de pé maior servirá para a água, o copo médio para o vinho tinto e o copo de pé menor para o vinho branco. Pode-se colocar igualmente o copo do vinho do Porto logo atrás do copo do vinho branco se tiver o hábito de servir esta bebida digestiva no final das refeições.
5. Misturar a salada com o peixe ou com a carne
Não leve a saladeira para a mesa. Idealmente, a salada serve-se com o peixe ou com a carne num prato em forma de meia-lua ou num pequeno prato colocado à esquerda do prato principal. Esta é uma das regras a ter em conta durante os preparativos das refeições natalícias.
Comments