top of page

15 peças decorativas para dar mais cor à sua casa

Numa altura em que os dias começam a ficar novamente mais compridos, tire partido da luz que invade as suas divisões com apontamentos coloridos que fazem toda a diferença. Se não anda a pensar em mudanças (muito) radicais, pode recorrer a objetos de decoração e a mobiliário de vários estilos.



Nada como um apontamento de cor para dar uma nova vida a uma divisão. Numa altura em que os dias recuperam as horas de sol de que tanto necessitamos, tire partido da luz que volta a invadir a sua casa apostando em peças coloridas que fazem toda a diferença e que, em muitos casos, nem sequer esbarram com o que já existe. Se não anda a pensar em mudanças (muito) radicais, pode recorrer a objetos de decoração e a mobiliário de vários estilos como estes que, de seguida, lhe sugerimos. Alguns acabam de chegar ao mercado.


1. Vaso em papel


Produzido em Barcelona, na Catalunha, em Espanha, é fabricado em papel resistente à água. Este vaso, disponível em tons de azul ou de laranja, é o resultado da colaboração da artista multidisciplinar Claire Johnson, que habitualmente dá vida a cerâmicas e telas, aplicando técnicas artesanais em argila, tinta e colagem, com a marca espanhola Octaevo, fundada por Marcel Baer. Em Portugal, encontra-o na Pura Cal.



2. Cadeira de baloiço


Inspirada na travessia histórica que os aviadores portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho fizeram em 1922, a cadeira de baloiço Gago, um dos lançamentos da DAM, marca nacional criada pelos designers Joana Santos e Hugo Silva, reinterpreta o capacete usado pelos exploradores na expedição aérea que esteve na origem da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, a bordo do hidroavião Lusitânia. A base desta peça procurou recriar os flutuadores da aeronave.



3. Fruta decorativa


Da coleção Frutas Tropicais da Bordallo Pinheiro, esta colorida e decorativa pitaia é, na realidade, uma útil caixa. Fabricada em faiança, pesa quase dois quilos e tem 35,6 centímetros de altura, 21 de largura e 20,7 de comprimento. Em verde e cor de rosa, é já um dos novos clássicos da marca portuguesa que mantém viva a estética popularizada pelo ceramista Raphael Bordallo Pinheiro, que viveu entre 1846 e 1905.



4. Aparador


Letsdance é o original nome deste aparador com bar da linha Family da Boa Safra. Criado pela designer Magda Alves Pereira, é feito em plywood e os pés são em madeira maciça. A coloração revivalista é conseguida com recurso a tintas ecológicas. Fabricado em Portugal com recurso a matérias-primas sustentáveis, está disponível em três modelos com cores distintas. Este é o mais exótico.

5. Vaso cilíndrico


Futurismo é o nome da coleção que esta colorida peça decorativa, uma das propostas da Vista Alegre para o próximo Dia dos Namorados, integra. À semelhança dos pratos marcadores, do centro de mesa e da bandeja com as mesmas cores, este novo lançamento desta conceituada marca portuguesa faz uma releitura contemporânea do movimento precursor de todos os modernismos, celebrando o progresso e marcando um período de reinvenção das linguagens artísticas.



6. Almofada


86% do tecido frontal desta almofada quadrada é composto por algodão. Os restantes 14% são linho. Com flores coloridas bordadas em viscose, é uma das propostas estéticas da Zara Home. Com 50 centímetros de comprimento e largura, pode ser enchida com uma mistura 100% algodão. Versátil, pode ser usada para decorar um sofá, um cadeirão ou até uma cama.



7. Caixa decorativa


Em poliresina verde com uma textura rugosa, esta caixa decorativa da Kare Design, com 20 centímetros de altura, atualmente em promoção, tem uma tampa com um camaleão dourado. Este pequeno réptil, que muda de cor para se camuflar e, assim, defender-se das suas principais ameaças, simboliza mudança, flexibilidade, capacidade de adaptação e evolução pessoal. Também existe uma versão maior, com 34 centímetros.



8. Pufe estofado


Forrado a tecido, com pés metálicos lacados a negro, o pufe Cannes surpreende desde logo pela apelativa e atraente tonalidade de roxo. Esta proposta da Antarte, empresa de decoração e mobiliário fundada em 1998, em Rebordosa, no concelho de Paredes, em pleno coração do cluster do mobiliário português, pelo casal de empresários Mário Rocha e Zita Rocha, tem 80 centímetros de cumprimento e largura e 42 centímetros de altura.



9. Castiçal


Produzido na China, este castiçal dourado tem três círculos metálicos a unir a base ao suporte da vela. À venda na rede de lojas Casa, é uma das propostas da coleção Oval, que também inclui um porta-velas para lamparinas em bronze, um espelho dourado e um segundo castiçal, mais pequeno, apenas com dois círculos.



10. Sofá de três lugares


Elodie é o nome deste sofá de três lugares, atualmente em promoção na cadeia de lojas de mobiliário, utilidades e decoração Viva. Em amarelo torrado, incorpora uma estrutura em pinho, contraplacado e aglomerado. O estofo é 100% poliéster e a espuma em poliuretano. Os pés são em metal. Confortável e resistente, tem ainda a vantagem da versatilidade, uma vez que se enquadra perfeitamente em qualquer estilo de mobiliário que tenha em casa.



11. Chávena de café


Com um design moderno e elegante, esta chávena de café da Luminarc, em vidro vermelho, promete revolucionar qualquer cozinha. Fabricada em vidro, está à venda na rede de lojas Hôma e também está disponível em preto e dourado. Com oito centilitros de capacidade, tem uma prática pega ergonómica.

12. Jarra artesanal


É uma das novidades da Ikea. Produzida em vidro, foi idealizada por Ilse Crawford, designer que colabora regularmente com a popular marca de mobiliário, iluminação e decoração escandinava. Soprada por hábeis artesãos, não há duas iguais, o que torna cada exemplar único. Com 26 centímetros de altura e 16 de diâmetro, pode ser usada para colocar flores ou sozinha como peça decorativa.



13. Candeeiro de mesa


Fabricado à mão no Reino Unido, o candeeiro de mesa articulável Anglepoise Smith, à venda na Kinda, é uma solução versátil para iluminar espaços. Inspirado no estilo artístico do pintor Piet Mondrian e do movimento De Stijl, muito em voga entre 1917 e 1931, é constituído por uma estrutura colorida em alumínio com uma base em ferro fundido. A lâmpada LED, incluída, é compatível com casquilhos E14.

14. Garrafa para difusor


Para além de deixarem a casa a cheirar bem, alguns difusores de aromas têm a vantagem de serem muito decorativos, como é o caso desta garrafa rosa mate Portus Cale, o recipiente perfeito para as recargas que a conceituada marca portuguesa Castelbel desenvolve e comercializa. Com uma capacidade de dois litros, é fabricada em vidro e vendida vazia. Os pauzinhos negros também são comercializados separadamente.



15. Prato de sobremesa


Inspirado em Maria Antonieta, a polémica esposa do rei francês Luís XVI, rainha consorte de França e Navarra de 1774 até a revolução francesa em 1792, este colorido prato de sobremesa pintado à mão, com um design exclusivo do Gato Preto, recupera a estética floral dos famosos eventos festivos que se realizam no Palácio de Versalhes, nos arredores de Paris. Para além de poder ir à máquina de lavar loiça, este recipiente também pode ser usado no micro-ondas.



Comments


bottom of page