Portugal é um país assumidamente gastronómico. De norte a sul do país, não faltam, por isso, estabelecimentos requintados, casas de pasto, petisqueiras, bares e cafés que surpreendem pelas iguarias e pelas especialidades que servem e/ou pela decoração requintada que representam. É o caso destes.
Depois das restrições da pandemia, regressaram os força os (muitos) convívios com a família e com os amigos, muitos deles à volta de uma mesa e, impreterivelmente, a falar de comida. De norte a sul do país, sem esquecer as ilhas, não faltam restaurantes, casas de pasto, petisqueiras, bares e cafés que surpreendem pelas iguarias gastronómicas que servem, pela decoração requintada que representam e/ou pela eficiência e pela simpatia do serviço. O difícil, muitas das vezes, é escolher.
1. Blind
Inspirado no famoso livro do escritor português José Saramago "Ensaio sobre a cegueira", que também já deu origem a um filme, o Blind tem um conceito único. Idealizado por Vitor Matos, chef premiado com uma estrela do Guia Michelin, este restaurante presta homenagem a poetas e escritores portugueses, materializadas em propostas gastronómicas de primeira linha. Situado na rua de Entreparedes, este espaço de restauração integra o Torel Palace Porto, o hotel de cinco estrelas do grupo Torel Boutiques abriu na cidade.
2. D'Avenida
Situado em plena avenida da Boavista, uma das zonas mais nobres da cidade do Porto, o D'Avenida, um restaurante inspirado no luxo exuberante do Dubai, é a simbiose perfeita entre o fine dining e o clubbing. Além de menus exclusivos de quatro ou seis momentos, também apresenta uma carta inspiradora e uma oferta de vinhos e de coquetéis que garante as melhores harmonizações. As especialidades do sushi bar são muito elogiadas. Às quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, há animação com DJ.
3. Oh!Vargas
É um dos pontos de paragem obrigatória de quem circula na Estrada Nacional 3. As origens remontam à década de 1950 mas só há três anos é o que o casal de empresários Teresa Esteves e Manuel Vargas pegaram neste restaurante ribatejano, localizado na Portela das Padeiras, em Santarém, relançando-o com novas propostas. A nova carta do Oh!Vargas, com assinatura do chef Rui Lima Santos, integra várias opções de couvert, entradas e pratos principais, alguns deles para partilhar, além de acompanhamentos e sobremesas.
4. Sal na Adega
Palco de (re)interpretação da cozinha tradicional portuguesa, o Sal na Adega, o sedutor restaurante da AdegaMãe, em Fernandinho, em Torres Vedras, é também o espaço perfeito uma harmonização com os vinhos elegantes, frescos e minerais, nascidos no terroir atlântico, que este produtor vitivinícola desenvolve e comercializa. O bacalhau, símbolo maior da gastronomia nacional, assume um papel de relevo na carta do recinto, instalado num edifício com uma vista panorâmica para as vinhas. Mas também se servem carnes e mariscos.
5. Las Dos Manos
Em mais uma aposta arrojada, o chef Kiko Martins decidiu aliar o melhor da gastronomia mexicana à cozinha japonesa num espaço de restauração com uma imagem forte e (muito) atraente. Localizado no número 59 da rua de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, o Las Dos Manos incorpora o rigor e o minimalismo da tradição culinária nipónica nos pratos do receituário mexicano que serve, como é o caso dos aguachiles, das tostadas e dos tacos, aqui confecionados com ingredientes nacionais. Os coquetéis e os vinhos são outra das apostas.
6. Erva
Este restaurante do Corinthia Hotel Lisboa, em Sete Rios, é um requintado oásis citadino. Assim que lá entramos, somos de imediato transportados para longe do reboliço da cidade. Com uma inspiração estética assumidamente orgânica e mediterrânica, o Erva propõe uma cozinha de partilha vibrante e apelativa. Para tirar partido das (excelentes) condições meteorológicas do país, foi entretanto aberta a Erva Terrace, uma esplanada convidativa que complementa a oferta deste elegante e cosmopolita estabelecimento de restauração.
7. Stay by Upon Lisbon
O restaurante tradicional Dona Joaquina, na rua António Alçada Batista, em Lisboa, deu lugar à Stay by Upon Lisbon, uma hamburgueria à antiga localizada num ambiente urbano que surpreende pela estética depurada e pela vista privilegiada para o estádio do Sport Lisboa e Benfica. Diariamente, entre as 12h00 e as 22h30, podem ser saboreados 14 hambúrgueres, de carne, de peixe ou de vegetais. A certa inclui ainda asas de frango, ovos rotos, croquetes com molho holandês trufado, saladas e deliciosas sobremesas.
8. Dahlia
Descontraída e descomprometida, a cozinha do Dahlia é o reflexo deste original espaço de restauração da capital. Localizado na travessa do Carvalho, perto do Mercado da Ribeira, serve, além de música eclética, pratos inspirados em várias gastronomias do mundo, confecionados com produtos da época e com muitos vegetais. Os apreciadores de vinhos naturais encontram aqui uma variedade de colheitas, muitas delas ainda pouco conhecidas, que surpreendem pela ousadia de sabores.
9. Al Quimia
Tem fama internacional e, ano após ano, continua a fazer-se valer de uma cozinha de saberes e sabores para surpreender. As novas propostas gastronómicas do Al Quimia, o restaurante de fine dining do hotel Epic Sana Algarve, foram novamente inspiradas nas paisagens algarvias e na diversidade de peixe e marisco da costa marítima portuguesa. Criativo, moderno e sempre surpreendente, este espaço de restauração refinado e cosmopolita também valoriza a utilização de produtos sazonais, locais e/ou de origens sustentáveis.
10. Fuel by Chakall
O intimista, sedutor e acolhedor restaurante do hotel The Pr1me Energize, localizado na rua de Ceuta, em Monte Gordo, é um espaço criado para degustar os sabores do mundo, aliando-os aos produtos típicos do Algarve. O azeite e as ervas aromáticas são uma presença constante no tempero dos alimentos. As sobremesas, com menos açúcar, também são mais saudáveis. Além de vinhos e coquetéis, o Fuel by Chakall, com consultoria do prestigiado chef argentino, também serve águas aromatizadas, sumos de fruta fresca e smoothies.
Comments