top of page

10 praias (quase) desertas que fazem sonhar

São um dos últimos segredos do planeta. Envolvidas por uma vegetação em estado bruto, têm conseguido, até agora, resistir às grandes invasões do turismo de massa. Descubra os areais dourados que vale mesmo a pena visitar e apresse-se a fazê-lo enquanto ainda pode desfrutar delas tranquilamente.



Até agora, muitas delas têm conseguido manter-se à margem das invasões de turistas. São autênticos paraísos naturais, mas raramente aparecem nas fotografias que os viajantes partilham nas redes sociais, até porque estão quase sempre vazios. Desfrutar de muitos destes areais até acaba por ser mais económico do que viajar para os destinos balneares em voga. O único senão? O difícil acesso! Estas são 10 das mais belas praias (praticamente) desertas que os turistas estrangeiros, felizmente, ainda não descobriram.


1. Plage de Trou d'Argent


É uma das mais selvagens e mais bem preservadas praias do mundo. Localizada na ilha Rodrigues, uma das ínsulas do arquipélago de Mascarenhas, no oceano Índico, é acessível a partir de Saint François. O caminho, por vezes íngreme e escarpado, demora cerca de 45 minutos e exige calçado adequado. Depois de lá chegar, é impossível não se sentir numa ilha deserta, longe de tudo e de (quase) todos.


2. White Sand Beach


É uma das exceções de Bali, uma das mais populares ilhas da Indonésia. Lá, a areia escura da maioria das praias dá lugar a um areal branco de perder a vista. Apesar do número de turistas na região ter vindo a crescer, fenómeno que só abrandou durante a fase mais crítica da pandemia global causada pela covid-19, continuam a estar em minoria os que se deslocam até esta praia.


3. Columbier Beach


É o paraíso do mergulho marinho. Esta pequena praia de St. Barths, nas Caraíbas, acessível apenas por barco, é o local perfeito para nadar e fazer snorkeling. Devido aos acessos difíceis, este areal de Saint Barthélemy tem habitualmente uma taxa de ocupação muito reduzida.


4. Playa Ventanas


Deve o nome a duas grutas, que se abrem como janelas para o mar. Localizada nos arredores da aldeia de Ojochal, na Costa Rica, é apenas acessível através de uma estrada que atravessa uma quinta. Os donos da propriedade cobram o estacionamento, o que afasta muitos turistas. Na maré alta, o extenso areal quase desaparece, pelo que o ideal é visitá-la nos períodos de maré baixa.


5. Oswald West State Park Beach


São vários os areais que integram este parque natural norte-americano, localizado no estado de Óregon. A mais conhecida ocupa uma extensão de vários quilómetros. Está rodeada por uma densa floresta e para lá se chegar é necessário percorrer, pelo menos, 20 minutos a pé, o que acaba por ser um fator desmotivador para os que não são muito dados a caminhadas. A beleza desta praia vale, todavia, o esforço.


6. Carlisle Beach


Apesar de ser mais acessível do que as restantes, continua a ser uma praia de águas claras com um areal tranquilo. Menos conhecida que a vizinha Antígua e com mais praias de areia branca inexploradas, esta ilha caribenha é um autêntico paraíso na terra. A temperatura do mar de Barbuda é, por norma, convidativa e os habitantes locais são simpáticos e amistosos.


7. Whitehaven Beach


É um local com um número de visitas limitado, o que garante a tranquilidade e o sossego. A região da Austrália onde se encontra tem outras praias de águas límpidas e areal a perder de vista, rodeadas por bosques e florestas. Esta surpreende pela beleza natural em estado quase puro.


8. Kapukahehu Beach


É uma das praias mais tranquilas de Moloka'i, apesar das correntes. Nesta ilha do Havai, uma das 19 ilhas e atóis que integram este estado norte-americano, não há semáforos e nenhum edifício ultrapassa o tamanho das palmeiras. Os surfistas, surpreendentemente, ainda não a descobriram, preferindo outras ilhas mais conhecidas, pelo menos para já. Também são muitos os numerosos pequenos ilhéus por explorar.


9. Playa Medina


A areia desta praia, localizada em Sucre, na Venezuela, é dourada e o sossego é de ouro. Rodeada por uma vegetação luxuriante, é digna de figurar na capa de um catálogo de viagens, o que na realidade até sucede com alguma regularidade. Muito provavelmente, já a viu num quiosque.


10. Pink Beach


O nome desta praia deriva da proximidade da barreira de corais, que lhe confere um tom rosado. Esta extensão de areal em Bonaire, nas Antilhas, tem quilómetros de praia ainda por explorar. Em determinadas alturas do ano, contam-se pelos dedos das mãos o número de turistas presentes e, mesmo nos períodos de maior procura, também não são muitos os banhistas.

Comments


bottom of page